E, por que os adultos deveriam preferir a bicicleta, você sabe?

O ciclismo é um esporte que há anos encanta adultos e crianças de todas as idades.

Pode parecer somente uma forma de entretenimento, mas andar de bicicleta, para os pequenos, tem uma série de benefícios, contribuindo diretamente para o crescimento e desenvolvimento de seu filho.

E, qual pai ou mãe não quer ver seu filho em desenvolvimento saudável e constante?

A infância é uma fase em que a criança vivencia grande ativação e dinamismo das regiões cerebrais, o que é muito importante para a saúde mental durante toda sua vida.

Por isso, neste artigo você vai ver as vantagens para uma criança, ao desenvolver a habilidade de se exercitar e brincar com uma bicicleta.

1. Quando a criança pode começar a andar de bicicleta?

A partir de 3 anos de idade a criança já pode andar de bicicleta, mas com as rodinhas de apoio, para diminuir os riscos de um possível acidente.

2. Quais os benefícios para a criança andar de bicicleta regularmente?

 De modo geral, há vários benefícios para a saúde e o desenvolvimento da criança, tais como:

  • Para a saúde da criança: melhora as articulações, reforça o sistema imunológico da criança, fortalece ossos e a massa muscular, atua no combate à obesidade infantil, melhora a circulação sanguínea e eleva o nível de cálcio nos ossos, dentre outros benefícios.
  • Autoconfiança: ao pedalar regularmente, a criança aprende a desenvolver um espírito de confiança em si mesmo, maior autonomia ao superar certas condições enquanto pedala, à medida que percebe os desafios de pedalar. Além disso, há o favorecimento para a autoestima e desenvolvimento intelectual como um todo.
  • Aprende valores: ao andar de bike a criança aprende valores como o contato com a natureza e o aspecto ecológico, e já cresce com um espírito de mais solidariedade com a natureza.
  • Para a memória: ao andar de bicicleta, a criança tem sua memória estimulada, aprendendo a se localizar onde está, a conhecer e a reconhecer lugares.
  • Coordenação motora: andar de bicicleta é uma forma da criança desenvolver sua coordenação motora, pois é numa fase em que a musculatura da criança está se desenvolvendo. É uma fase também em que a criança está tomando mais consciência de seu corpo e o ciclismo ajuda muito.
  • O ciclismo na infância permite liberdade de movimentos físicos e envolve corpo e imaginação, sentimentos e pensamentos, potencializando as capacidades físicas e mentais e de iniciativa da criança.

3. Por que os adultos deveriam trocar produtos eletrônicos por bicicleta

Cada vez mais, os eletrônicos fazem parte da rotina dos brasileiros.

Por exemplo, segundo dados do relatório de Serviços Móveis, elaborado pela consultoria especializada em dados sobre aplicativos e celulares App Annie, o Brasil é hoje o 5º país no ranking do uso diário de celulares do mundo.

Sabe-se que isso tem suas vantagens e desvantagens, mas o que é certo, é que o uso de eletrônicos deve ser ponderado, pois há outras atividades muito mais vantajosas para que os

adultos pratiquem. Como é o caso do ciclismo. Pedalar de forma regular, segundo alguns estudos, traz para os adultos uma série de benefícios, impactando diretamente na qualidade de vida. Veja porquê você precisa trocar os produtos eletrônicos por bicicleta:

  • Pode causar o estresse: ficar muito ligado no uso de eletrônicos, faz com que nosso cérebro esteja em constante estímulo, o que pode causar o estresse, este é provocado pelo cortisol, um hormônio que impacta no envelhecimento precoce.

Por isso, escolha pedalar, pois isso será mais saudável para você!

  • Você fica se compara
    ndo aos demais
    : cada vez que você faz maior uso de eletrônicos, você fica se comparando aos demais, como por exemplo ao ficar navegando nas redes sociais ou jogando partidas em jogos, isso faz com que você esteja constantemente se comparando a outras pessoas, o que pode te trazer sentimentos de inferioridade e baixa estima.

Por isso, é mais um motivo para você deixar um pouco os eletrônicos e tirar um tempo para pedalar.

  • Os benefícios do ciclismo são incomparáveis: outro motivo, já que falamos nos benefícios de pedalar, é que enquanto se pedala estamos fazendo atividade física. E isso tem vários impactos positivos para nossa vida, tais como:
  1. Fortalecimento da musculatura: a atividade física fortalece os músculos, diminuindo os riscos de queda e facilitando a movimentação geral de nossos membros, com muito mais leveza e segurança.
  2. Mentalidade e concentração: a pessoa que pratica a atividade física, fica com um poder de concentração muito maior, com uma mentalidade mais confiante. Isso porque os hormônios liberados durante a atividade de pedalar atuam em nossas condições cerebrais.

Enfim, ajude seus filhos a iniciar nessa modalidade esportiva: o ciclismo. Como você viu, há diversos benefícios.

Para nós adultos, com você notou, há também variados benefícios que nos permitem viver com mais bem-estar e qualidade de vida.

Vamos lá, adote sua bike ainda hoje!

Se este artigo foi útil para você, compartilhe ele com seus amigos!

E continue conosco para mais conteúdo como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu
× Como posso te ajudar?